domingo, 29 de maio de 2016

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 2° Ano – O Coronel e o Lobisomem = valor 4 pontos 20/5 à 10/6

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 2° Ano – O Coronel e o Lobisomem = valor 4 pontos 20/5 à 10/6
 O CORONEL E O LOBISOMEM
 Num repente, relembrei estar em noite de lobisomem – era sexta-feira.
Já um estirão era andado quando, numa roça de mandioca, adveio aquele figurão de cachorro, uma peça de vinte palmos de pêlo e raiva…
Dei um pulo de cabrito e preparado estava para a guerra do lobisomem. Por descargo de consciência, do que nem carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro:
– São Jorge, Santo Onofre, São José!
Em presença de tal apelação, mais brabento apareceu a peste. Ciscava o chão de soltar terra e macega no longe de dez braças ou mais. Era trabalho de gelar qualquer cristão que não levasse o nome de Ponciano de Azeredo Furtado. Dos olhos do lobisomem pingava labareda, em risco de contaminar de fogo o verdal adjacente. Tanta chispa largava o penitente que um caçador de paca, estando em distância de bom respeito, cuidou que o mato estivesse ardendo. Já nessa altura eu tinha pegado a segurança de uma figueira e de lá de cima, do galho mais firme aguardava a deliberação do lobisomem. Garrucha engatilhada, só pedia que o assombrado desse franquia de tiro. Sabidão, cheio de voltas e negaças, deu ele de executar macaquice que nunca cuidei que um lobisomem pudesse fazer. Aquele par de brasas espiava aqui e lá na esperança de que eu pensasse ser uma súcia deles e não uma pessoa sozinha. O que o galhofista queria é que eu, coronel de ânimo desenfreado, fosse para o barro denegrir a farda e deslustrar a patente. Sujeito especial em lobisomem como eu não ia cair em armadilha de pouco pau. No alto da figueira estava, no alto da figueira fiquei.
(JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO. O Coronel e o Lobisomem. José Olympio, 11a Edição, Rio de Janeiro)

Dê o significado das seguintes palavras que aparecem no texto:
a) estirão –
b) carecia –
c) macega –
d) negaças –
e) súcia –
f) denegrir –
  1. O tempo (momento em que transcorre a ação) e o espaço (local onde ocorre a ação) estão adequados ao fato narrado? Justifique.
  1. Em que pessoa é narrado o texto? Quem é o narrador?
  1. Pode-se afirmar que o lobisomem é esperto? Justifique sua resposta com elementos do texto.
  1. Aponte uma passagem do texto que indica que o coronel sentiu medo do lobisomem.
  1. Quais nomes o narrador emprega para designar o lobisomem?
  1. Indique passagens do texto que revelam a fúria do lobisomem.
  1. Na frase: “Sujeito especial em lobisomem como eu, não ia cair em armadilha de pouco pau”, qual o sentido das expressões em destaque?
  1. Pode-se afirmar que o coronel é vaidoso? Justifique sua resposta com elementos do texto.

  1. Aponte duas características do ambiente sociocultural em que se desenrola a ação.

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