Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
O time
que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior
parte do tempo tomando cuidado para não cortar os pés ou então esfregando o
braço arrepiado de frio.
Times iguais
Pra
mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que
não têm, é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo
que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer
dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode!!!
Porque,
se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam
iguais, para começar. Casa e escola
Não
acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor
pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre
ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando
de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto
da vitória, vai ter só vergonha.
Fernando
Bonassi
QUESTÕES
1. O texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma
crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de
fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever,
que objetivo tem em relação ao leitor?
a. ( ) que aceite suas idéias.
b. ( ) que rejeite suas idéias.
c. ( ) que reflita sobre o
assunto.
d. ( ) que se divirta com o assunto.
2. O trecho:
“Num time, os jogadores têm tênis e
camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só
de calção”.
significa que:
a. ( ) um time toma cuidado para não cortar
os pés, o outro time sente muito calor.
b. ( ) um time têm tênis e o outro time tem
camisa.
c. ( ) um time é formado por jogadores bem
equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
d. ( ) um time tem jogadores ganhadores, o
outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.
3. Esta crônica, de fato, compara:
a. ( ) a vida de pessoas que têm escola e
casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
b. ( ) vida de crianças que têm casa com a
vida de crianças que têm escola.
c. ( ) crianças que são culpadas com
crianças que são inocentes.
d. ( ) crianças que podem fazer tudo
com crianças que não fazem nada.
4. Quando o autor diz:
“nós que temos escola e casa”
“isto não
quer dizer que a gente não possa fazer nada”,
As palavras “nós” e “a
gente” ocupam o lugar:
a. ( ) do autor e de todos os leitores.
b. ( ) dos leitores que são conhecidos
do autor.
c. ( ) dos ricos.
d. ( ) do leitor.
5. De acordo com o autor da crônica, diante da
situação que é discutida:
a. ( ) “a gente” não pode fazer nada.
b. ( ) “a gente” pode fazer uma aposta.
c. ( ) “a gente” pode jogar.
d. ( ) “a gente” pode jogar
um jogo justo.
6. Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer
dizer que:
a. ( ) as pessoas podem jogar mesmo sem
saber.
b. ( ) as pessoas justas às vezes
perdem.
c. ( ) as pessoas jogam um jogo
besta.;
d. ( ) as pessoas podem ajudar a fazer
justiça.
7. O tema central da crônica é:
a. ( ) desigualdade.
b. ( ) miséria.
c. ( ) futebol.
d. ( ) crianças de rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário