TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO – 1° Ano - PROCURA DA POESIA = valor 4 pontos 29/05 à 10/6
PROCURA DA POESIA
Penetra surdamente no reino das palavras
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
Há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e se consuma
Com seu poder de palavra
E seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
Como ele aceitará sua forma definitiva e
concentrada no espaço.
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível, que lhe deres:
– Trouxeste a chave?
(Carlos Drummond de Andrade –
fragmento)
1. Dê o significado das palavras que foram
utilizadas no poema:
a)
intata b)
obscuro c)
consumir d)
desprender e)
limbo f) adular
2.
Em que pessoa do discurso foi escrito
o poema? Justifique com elementos do texto.
3.
O que quer dizer o verso: “Ei-los sós e mudos, em estado de
dicionário.”?
4. De acordo com o texto, o escritor diz que o poeta é
quem cria o poema ou o poema é quem se cria? Por quê?
5. O que quer dizer o verso “cada uma tem mil faces secretas…”?
6. Qual o significado do titulo do poema?
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