domingo, 29 de maio de 2016

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO – 1° Ano - PROCURA DA POESIA = valor 4 pontos 29/05 à 10/6

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO – 1° Ano -  PROCURA DA POESIA = valor 4 pontos 29/05 à 10/6

PROCURA DA POESIA
Penetra surdamente no reino das palavras
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
Há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e se consuma
Com seu poder de palavra
E seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
Como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada no espaço.
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível, que lhe deres:
– Trouxeste a chave?
(Carlos Drummond de Andrade – fragmento)
1. Dê o significado das palavras que foram utilizadas no poema:
a) intata           b) obscuro         c) consumir         d) desprender         e) limbo     f) adular

2.    Em que pessoa do discurso foi escrito o poema? Justifique com elementos do texto.
3.    O que quer dizer o verso: “Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.”?
4.    De acordo com o texto, o escritor diz que o poeta é quem cria o poema ou o poema é quem se cria? Por quê?
5.    O que quer dizer o verso “cada uma tem mil faces secretas…”?
6.  Qual o significado do titulo do poema? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário